terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Cancelamento de cruzeiros e multas aplicadas
Serviço médico a bordo do navio
Estes planos não serão acionados a bordo dos navios em caso de necessidade de atendimento – o procedimento será o de pagar o atendimento médico a bordo e encaminhar os comprovantes a Empresa do seguro de assistência para reembolso no seu retorno ao Brasil.
Guarda de valores e jóias a bordo do navio
Acesso a Internet & E-mail – Telefonia celular no Navio
Portos de Escala – Excursões em Terra
As excursões opcionais nos portos de escala, cuidadosamente planejadas, são oferecidas a bordo, durante apresentações em reuniões marcadas para este fim, permitindo aos passageiros escolher a(s) que mais lhe agradam. Estas são vendidas a preços razoáveis, não estando incluídas na tarifa do cruzeiro. Algumas excursões têm limite de participantes em função de transporte ou acesso restrito à atração visitada – para estas sugerimos faça sua reserva antecipadamente. Se a excursão prevista for em uma escala/porto de País que exija visto de entrada, é necessário reserva antecipada para que possa providenciar seu visto ainda no Brasil.
Como pagar as despesas e compras a bordo do navio?
O sistema mais comum é o cash less ou no cash, os passageiros não precisando circular pelo navio com moeda. Nos procedimentos de embarque, o passageiro apresenta um cartão de crédito, a tesouraria do navio imprime um boleto em branco, e fornece ao passageiro um cartão magnetizado que além de ser a "chave" para o acesso a cabina funcionará também com um "cartão de crédito" durante a viagem, todos os débitos sendo lançados em uma conta corrente, com cobrança no efetivo cartão de crédito do cliente, ao final do cruzeiro.
Que despesas adicionais terei além da tarifa do cruzeiro?
São cobradas à parte também, as excursões opcionais nos portos de escala. Não estão incluídos na tarifa os serviços do Spa, cabeleireiros, médico, lavanderia ou telecomunicações, que serão cobrados na sua fatura ao final do cruzeiro. Guarde dinheiro para as compras nas butiques e para tentar a sorte no cassino ...
O que não está incluído na tarifa?
O que está incluído na tarifa do cruzeiro?
Tarifas
As tarifas dos cruzeiros não são caras, quando se faz o comparativo em mesmo nível de qualidade de hotel, refeições e serviços !
As tarifas dos cruzeiros variam em função:
Da categoria do navio ? do tamanho do navio & quantidade de passageiros ? da área das cabinas e de sua localização a bordo (internas, externas, suítes, cabine do proprietário) ? do tipo de acomodação : cabinas duplas, triplas e quádruplas; com escotilhas, com janelas ou com varanda ? da área do mundo onde operam os navios; por exemplo, o custo operacional para os cruzeiros na Europa ou Sudeste Asiático é mais alto que na região do Caribe!
O comparativo de tarifas de cruzeiros usualmente é feito considerando-se a tarifa por dia / por pessoa. As tarifas em geral variam desde US$ 70 por dia / por pessoa a US$ 900 por dia / por pessoa, levando-se em conta as características acima listadas. Navios menores, de luxo, com atendimento personalizado para poucos passageiros, têm tarifas mais altas evidentemente.
Duração de um Cruzeiro
Em seguida, os mais populares são os cruzeiros de 7 noites, operando nas mais diversas partes do mundo (Caribe, Mediterrâneo, Ilhas Gregas, Alasca e outras).
Os cruzeiros de maior duração – 10, 12, 14 noites ou mais – são reservados aos passageiros mais experientes, que consideram como a viagem ideal de férias um cruzeiro marítimo.
Há de se mencionar também que existem os cruzeiros de longa duração e Volta ao Mundo com 90 a 100 noites de duração, mas que podem ser segmentados.
A duração dos cruzeiros está também diretamente relacionada com o preço a ser pago, os mais baratos sendo os de 3 & 4 noites. A partir de 7 noites, além da duração, o preço estará diretamente relacionado com a categoria do navio e serviços prestados.
Os cruzeiros são uma boa alternativa para lua-de-mel?
Senhoras grávidas podem fazer um cruzeiro?
Pessoas com limitação de locomoção podem fazer um cruzeiro?
O cruzeiro marítimo é um bom programa para crianças?
Que fazem passageiros que querem um ambiente tranqüilo em um cruzeiro?
Se preferir um navio de maior porte a sugestão é escolher uma cabine ou suíte ampla com varanda privativa, que permita usufruir da vista extensa do mar e portos de escala, sem que tenha que se deslocar para ambientes com maior freqüência de passageiros.
O que faz a bordo quem gosta de muitas atividades?
E os solteiros em um cruzeiro?
Há também cruzeiros especialmente promovidos para solteiros de qualquer idade.
Quem viaja de navio? Cruzeiros são para pessoas mais velhas?
Os cruzeiros de três e quatro noites tendem a atrair um público mais jovem, os que viajam em navio pela primeira vez, e em razão do preço que cabe em qualquer orçamento de viagem. Há cruzeiros também, que pela sua característica temática, como os cruzeiros de fitness, de formatura e outros, são procurados preferencialmente por jovens de qualquer idade.
A segunda experiência de viagem em navio, geralmente, são os cruzeiros de sete noites, e são os que mais se vende no mundo. É um público de pessoas que já se estabeleceram nos negócios ou na profissão e que encontraram nos cruzeiros a melhor opção de viagem também pela previsão de gastos já que neste tipo de viagem está tudo praticamente incluído. Estes cruzeiros também são freqüentados por turistas de qualquer idade que se tornaram assíduos consumidores deste tipo de viagem.
Os cruzeiros de maior duração – 10, 12, 14 e mais noites – já atendem a pessoas com mais tempo para viajar, e pessoas de terceira idade, para as quais o conforto e segurança de uma viagem em navio são as melhores opções para o lazer.
Onde acontecem, geralmente? Em que época do ano?
Bahamas & Caribe (Leste, Oeste e Sul): Janeiro a Dezembro
Nova Iorque com Canadá: Setembro & Outubro
Travessia do Canal do Panamá: Abril e Setembro
Alasca: Junho a Setembro
Havaí: Janeiro a Dezembro
Taiti: Janeiro a Dezembro
Sudeste Asiático (Tailândia & Indonésia): Novembro a Março
Nova Zelândia & Austrália: Outubro a Dezembro
África do Sul, Quênia & Mar Vermelho: Outubro - Novembro
Mar Egeu & Ilhas Gregas (com Turquia e/ou Israel): Abril a Outubro
Mediterrâneo (Leste ou Oeste): Abril a Outubro
Mar Báltico (Escandinávia com ou sem São Petersburgo): Abril a Outubro
Ilhas Canárias & Marrocos: Setembro a Dezembro
Travessia do Atlântico Norte: Abril a Outubro
América do Sul (Brasil, Argentina & Chile): Novembro a Março
Antártica: Outubro a Fevereiro
Cruzeiros de Volta ao Mundo: Janeiro a Março/Abril
Mencionamos os períodos de operação em cada região apenas a título de orientação sendo certo que os períodos podem variar para cada navio / companhia marítima.
A sua escolha: mais de 30.000 cruzeiros todos os anos, e mais de 500 destinos no mundo.
Navios e cruzeiros, não são todos iguais?
O importante é adequar as expectativas do cliente ao navio e cruzeiro que possa melhor atendê-las.
Por que fazer um cruzeiro?
O próprio navio pode ser considerado como destino já que tem muito a oferecer, inclusive butiques, cassino, DVD -teca e biblioteca, Cyber Café, Spa completo a bordo, muito mais que qualquer resort em terra. Além disso, o mar sempre representou fonte de aventuras, romance e magia trazendo o viajante para fora de sua realidade, rotina das cidades grandes e sua poluição.
Testemunho do sucesso deste segmento de viagens é que 85% dos passageiros voltam a fazer cruzeiros nas suas férias, muitos destes fiéis ao mesmo navio ou determinada companhia marítima. E o crescimento do mercado de cruzeiros no mundo justifica que as empresas invistam todos os anos na construção de novos navios com contratos acima de US$ 400 milhões por navio.
O que é um cruzeiro marítimo?
Os itinerários são elaborados em áreas de águas calmas, em regiões de interesse turístico, e se caracterizam pela diversidade e fácil acesso a portos e cidades que visitadas por outro meio de transporte apresentariam certa dificuldade.
Primeiro dia a bordo - tripulante
Uma vez no porto de Savona, triste eu agradeço ao * Pessoas que conheci e que o agente da Costa disse-me que eu deve entrar no navio de outro entrancy, apenas para tripulação. satrts onde a segregação, lol! :)
Bem, eu me identifiquei com os policiais e pediu um rapaz latino do Peru, seu nome é Luiz, foi a tripulação
comissário por esse tempo. Ele celebrará o meu passaporte, e me areia interior. Lá eu tinha que fazer um monte de coisas como, pegar o meu uniforme, entrega meus exames médicos no hospital, vá para o mordomo shief Crew escritório para pegar a chave da cabine. Minha bagagem foi deixada em alguns onde quando eu poderia finalmente
trazer para a minha cabine e colocar meus serviços em conjunto.
Depois que eu tive o meu uniforme, fui à cabine e teve uma boa shouwer, quando eu pensei que eu poderia apenas sentar na minha cama e descanso começar, ouvi a voz Manaira está me dizendo que eu shoul ir trabalhar. Eu fui para o trabalho, alguns Girld deve-me a caminho até lá. Quando o elevador a céu aberto, Lucas (um brasilian da minha cidade) estava na frente dele, quando o primeira coisa que ele me disse que era meu uniforme estava errado, eu vestia a t-shirt de gala. Este é um erro que todo mundo faz no primeiro dia.
Lucas deve-me o lugar onde ele costumava trabalhar e ele juntamente com outros delegados lanche, trouxe-me à
supervisor de buffet. Ele era de Honduras, seu nome é Raul. Tivemos quatro supervisores buffet: Raul (Honduras)
Rendith (Índia) Pichete (Guatemala) e Miguel (Honduras), algumas vezes é muito difícil de receber ordens para
por diferentes pessoas ao mesmo tempo.
Puseram-me a ajudar os outros, eu estava um pouco perdido, mas fosse snack steward muitas brasileiro a bordo, e eles usar para ajudar uns aos outros
Vida de tripulante - leia este depoimento
Uma pausa na vida real - Outra coisa que costumo dizer é que a vida embarcada é uma pausa da vida real! Nossa vida real ta do lado de fora do navio... Nosso bairro, nossos vizinhos, nossa casa... Amigos, familia, lugares... O navio é uma pausa... onde vc vive tudo.. vive ao máximo! Acorda cada dia em um lugar diferente! dorme na ucrania, acorda na grecia... Mora com uma pessoa... depois ela desembarca e vc dá tchau e nunca mais ve... aí embarca outra pessoa e tudo bem... você se acostuma com ela... e nem se lembra da outra... E quando tudo acaba... depois de 8 meses você volta pra casa... que ainda tem o cheiro bom de casa sua... come o feijão que a sua mãe ainda faz... retoma a sua rotina como se nada tivesse acontecido... Ninguém esqueceu de você... nem substituiu você... é tudo exatamente igual... Exceto você... que está completamente diferente...
Europeu não gosta de brasileiro - MENTIRA!!!!!!!!!!!!!!!! A mentira mais deslavada do mundo!!! Pode se preparar!! Eles babam pela gente!! Ninguém sorri como a gente... Ninguém dança como a gente... Eles amam isso!! Eu sempre escutava: Brasileira?? Ah entao você é TOP! hahahahaha Claro que tem uns metidos-á-besta mas enfim... dentro do próprio Brasil a gente pode experimentar esse tipo de discriminação, então não é vantagem rs
E pra terminar - Nunca se esqueçam: "Estamos todos no mesmo barco!" Literalmente... o que isso significa?? Bom... Como duas pilastras... Uma tomba pra direita... Mas a outra tomba pra esquerda... Então elas se escoram no meio do caminho e nenhuma das duas vai pro chão. É engraçado essa cumplicidade... Vou deixar a emoção tomar conta de mim mais uma vez pra contar a maior emoção que eu ja senti...
Eu ainda fiquei mais tempo lá... com o vento batendo no meu rosto... vendo todas as praias do meu TÃO amado Rio de Janeiro até a hora que o navio entrou em alto mar... Voltei pra cabine com o corpo leve de tantas lagrimas que deixei lá fora... Em 6 dias eu estaria pela primeira vez na vida na europa... Era só uma das TANTAS "primeiras-vezes" que vivi ali... E de tantos sonhos que eu realizei desde então...
Salário em Navios de Cruzeiro
GratificadosEsse é o pessoal do navio que têm contato direto com os clientes, que normalmente são americanos ou europeus e possuem o costume de dar generosas gorjetas para funções desse caráter. As gorjetas (ou tips, em inglês) dependem do tipo de serviço: garçons, camareiras e carregador por exemplo recebem diferentes valores de gorjetas.
Por causa dessas gorjetas, esses empregados possuem um salário fixo baixo, pois a maioria de seus ganhos são em gorjetas. Uma média dos salários (em dólares, por mês):Garçom: de U$2500 a U$4000Barman: de U$1000 a U$2500Camareira: de U$1500 a U$3000Esses funcionários devem ter bom conhecimento do inglês, boa experiência profissional e educação formal apropriada (universitária e/ou cursos).
Não-gratificadosPessoas que não possuem experiência ou não têm boa fluência no inglês costumam ser contratados dessa forma. Estes têm uma boa chance de ser contratados para funcionário gratificado mais tarde. Estes incluem: food runners (servem as mesas), cozinheiros e ajudantes de cozinha. Seus salários variam de U$350 a U$500.
Navios começam a selecionar a tripulação brasileira para a temporada de verão
Entrei de gaiato num navio, entrei, entrei, entrei pelo cano”, diz a música dos Paralamas do Sucesso. Entrar de gaiato pode não ser uma boa idéia, mas viajar o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão – e ainda ganhar por isso – é uma experiência inesquecível. Quem quiser embarcar, a hora é esta. Todos os anos, dezenas de transatlânticos estrangeiros ancoram por aqui para a temporada de verão, com uma tripulação
que varia de 400 a 550 pessoas. Por lei, os navios que incluem no
roteiro cidades e passageiros brasileiros (com passagens vendidas aqui) têm a obrigação de contratar pelo menos 15% da tripulação também de brasileiros. É uma ótima oportunidade para quem quer ganhar um dinheiro extra na temporada de férias escolares. Os salários são em dólares e,
em média, quem está começando pode ganhar de US$ 800 (R$ 2.400)
a US$ 1.200 (R$ 3.600) por mês.
Um navio precisa de tripulantes que atuem nas mais diversas áreas: desde os oficiais até animadores de passageiros, garçons, barmen, dançarinos, professores de ginástica e músicos. Inicialmente, as empresas contratam para a temporada de verão sul-americana (cruzeiros pela costa brasileira e argentina), que vai de dezembro a março. Mas, se as companhias estiverem satisfeitas com o trabalho e o tripulante tiver disposição, há possibilidade de continuar no navio e ir para outros mercados, como o europeu e o caribenho.
Mas nem tudo é diversão. Para trabalhar a bordo são necessárias muita disciplina e determinação. A jornada pode durar até 12 horas por dia, numa rotina muitas vezes estressante. “Os tripulantes às vezes passam meses sem ver a família. Quem embarca pensando apenas na curtição, acaba desistindo”, afirma Renê Hermann, diretor da Costa Cruzeiros no Brasil, que opera no Brasil há 54 anos. Os dois navios da companhia que vêm ao País para a temporada 2003/2004 – Costa Allegra e Costa Tropicale – juntos empregam mil pessoas. Dessas, pelo menos 150 são brasileiras. Muitas delas acabam ficando na equipe de animação, responsável por entreter o passageiro 24 horas por dia com jogos na piscina, de adivinhação e também dança. Há dois anos, essa é a atividade do estudante de Turismo Bruno Cordaro, paulista de 23 anos. Animado, ele parte para a sua terceira temporada no Brasil. “Embarquei pela primeira vez em 2001, por indicação de amigos da faculdade que também trabalhavam a bordo. Foi tão bom que me convidaram para a temporada européia e eu topei”, conta ele.
Bruno chegou a ficar sete meses seguidos sem desembarcar. Ele
ficou em navios que passaram por países como Itália, Grécia e Espanha. “É maravilhoso. Além de ganhar bem, em comparação com o que receberia em terra, ainda conheci lugares lindos”, lembra. Com ele,
irão embarcar nos navios da Costa Cruzeiros os jovens Camila Turriani,
27 anos, Roberto Ferreira, 26, e Davi de Freitas, o Xirica, 21, todos monitores de passageiros. Cintya Gonçalves, 24, faz parte da equipe
de fitness dos navios. Professora da academia Competition, em São Paulo, ela irá dar aulas de ginástica ao ar livre e na academia flutuante. “Trabalho desde as oito da manhã até o início da noite. Mas depois
posso curtir a viagem”, conta.
O navio acaba se tornando a casa do tripulante. Ele tem a sua cabine própria – que, em geral, divide com mais uma pessoa. Faz as refeições com o resto da tripulação em um refeitório próprio e, quando a embarcação está no porto, tem horários livres para conhecer a cidade. No navio, tem pouca diversão. Não pode, por exemplo, usar a piscina, tomar sol e tampouco ir à discoteca. Assim como os passageiros, para usar o computador é necessário pagar uma taxa. Mesmo com tais restrições, a estudante de hotelaria Thaís Perfeito, 21 anos, está empolgada, se preparando para trabalhar a bordo pela primeira vez. Ela irá embarcar no navio inglês Island Escape, que chega ao Brasil em dezembro, e será ajudante de garçom no restaurante. “Nunca viajei de navio antes, e meu maior medo é enjoar”, brinca. “Sei que vou ter que trabalhar muito, ficar longe da família e do namorado, mas não poderia estar mais animada”, afirma. O maestro Paulo Burg, 36 anos, deve levar sua banda SP3 Voyage para o mesmo navio, mas essa já será a quarta temporada em cruzeiros marítimos. Eles tocam na piscina, durante o dia, e à noite no salão principal, lugar de jogos promovidos pela equipe de animação. “Temos que ser bastante flexíveis, tocar desde música brasileira a tangos argentinos. É um trabalho desgastante, mas vale a pena pelo retorno financeiro”, garante.
Ascensão – As chances de fazer uma carreira trabalhando em navios são grandes. Os animadores podem chegar a chefes de equipe e até a diretores de cruzeiros, em alguns casos. Enquanto os ajudantes no restaurante chegam a garçons titulares e até a maîtres. A bailarina clássica Adriana Locilento, 29 anos, foi uma das que conseguiram subir de cargo. Em 1996, ela foi contratada para participar da equipe de dança do transatlântico português Princess Danae. Desde então, rodou o mundo apresentando-se a bordo e hoje é coreógrafa não só do Danae, como do Funchal e do R5 Blue Dream, navios representados pela empresa Brazilian Cruises Representation (BCR). “Passo, em média, nove meses por ano no mar. Aprendi a falar espanhol e italiano e hoje ganho bem mais do que quando comecei”, diz. Mas, para seguir na profissão, é preciso abrir mão de coisas importantes. Milton Sanchez, diretor da BCR e responsável pela contratação de tripulantes para esses navios, lembra que a vida a bordo é muito sacrificada. “Fica difícil constituir família, por exemplo. Mas para quem quer conhecer o mundo, e ainda ganhar por isso, é uma excelente oportunidade”, diz.
Serviço
As empresas abaixo estão em fase de contratação de tripulantes brasileiros.
Costa Cruzeiros: 3145-3655
Island Escape: 3156-5600
Princess Danae, Funchal e
R5 Blue Dream: 3151-6393
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