segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Breves passagens por Santos, Búzios e Ilhabela

Se sua opção foi por um minicruzeiro, já sabe que conhecerá apenas um pouquinho de cada lugar por ele percorrido. Vale como impressão geral e, se for mesmo muito boa, pode servir de sugestão para um próximo passeio que tenha aquele lugar como destino. Na viagem de três noites no MSC Musica, as breves passagens foram por Santos e Ilhabela, em São Paulo, e Búzios, no Rio de Janeiro.

Como o embarque e desembarque ocorrem em Santos, passageiros em trânsito podem optar por um tour pela cidade ao invés de uma longa espera no aeroporto. As excursões terrestres oferecidas pela própria MSC Cruzeiros (ao custo de cerca de R$ 50) sugerem visitas ao Centro Histórico da cidade, com paradas na Bolsa do Café, igrejas, visita ao Museu do Futebol e a algumas praias.

A primeira parada, neste cruzeiro de três dias, foi em Búzios, badalada mundialmente após visita da atriz Brigitte Bardot, na década de 60. O tempo passou e hoje a meninada que desembarca ali já vai cantarolando a música de Tom Jobim da abertura da novela Viver a Vida, que tem a cidade como cenário. Os passeios oferecidos pela equipe do navio custam 40 dólares. Mas quem não tem interesse em city tour e sim em circular livremente e curtir o dia na praia, comendo petiscos como camarão, pode organizar uma turma e embarcar numa van, pagando apenas R$ 15 por pessoa. A praia de Jeribá é uma boa pedida, seguida de uma caminhada pela badalada Rua das Pedras, de lojas e bistrôs charmosos, onde nem tudo é tão caro quanto se teme devido à fama internacional.

Segunda parada, Ilhabela. Faz jus ao nome. Fica na Ilha de São Sebastião (SP), descoberta em 1502, portanto, com acervo arquitetônico histórico. E muita beleza natural, como as cachoeiras e a Mata Atlântica no seu parque estadual, onde estão cerca de 80% dos quase 350 quilômetros quadrados da ilha, que conta com 35 quilômetros de praia. Se o clima não estiver muito favorável, com chuvas, vale passear pelas lojas de grifes e de artesanato, próximas ao local do desembarque, pela Praça Coronel Julião, de onde se fotografa a igreja. Perto dali, o restaurante Badejo & Picanha é boa opção para o almoço, antes de um novo passeio e do retorno ao navio.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de contatar que você está utilizando uma foto minha. A foto no cabeçalho do blog, do MSC Lirica foi tirada por mim no dia 07/11/09. Ela foi publicada no blog WorldCruises.com, de onde provavelmente deve ter sido retirada. Você poderia pelo menos ter citado a fonte ou o autor, já que ela é protegida por direitos autorais.

    ResponderExcluir
  2. sabe uma dúvida que eu sempre vejo as pessoas terem na hora de embarcar? É onde deixar o carro.. qual estacionamento é o melhor, o mais seguro, o q tem vantagens? É uma boa você deixar algo assim .. sei la.. como dicas mesmo...
    tem várias opções e isso acaba confundindo um pouco, si bem que eu sempre deixo no MCC que eu acho mais seguro e com mais vantagens

    ResponderExcluir