terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Vida de tripulante - leia este depoimento

Bom, vamos lá! Vou dar minha contribuição para esta comunidade! =) To me sentindo obrigada a isso... Primeiro porque lendo os posts de vocês eu me vejo, ha um ano atrás... Exatamente igual... Cheia de dúvidas, ansiosa, completamente perdida... Mas com uma diferença: eu nao participei de nenhuma comunidade e não tive tantas pessoas legais ajudando com as dicas que vejo por aqui! Acho muito inteligente a forma de vocês se conhecerem antes de embarcarem... Essas amizades vão ser fundamentais pra vocês, depois de embarcados! Então, minha primeira dica é: ESQUEÇAM TUDO! Tudo o que vocês já viveram, todas as experiências, os tipos de trabalho... TUDO... Trabalhar e morar em um navio é diferente de tudo o que voces já possam ter experimentado...Não tem como fazer uma comparação... Um "tanto - quanto" ou um "como isso"... Talvez essa seja uma das coisas mais interessantes: a certeza de experimentar o "novo" e aprender sempre... e muito... Eu desembarquei pelo menos 5 anos mais velha... Já não me importo com bobagens... Não brigo à toa... Eu brinco dizendo que "encontrei a luz"...Resumindo essa primeira parte eu digo: Parabéns por terem passado na entrevista... Por terem se destacado no meio de CENTENAS de pessoas que gostariam de estar no lugar de vocês... Espero que consigam chegar até o fim e que se apaixonem por essa vida, assim como eu me apaixonei! Espero encontrá-los nos navios da Costa, um dia... MUITAS pessoas não conseguem o que vocês conseguiram! O que nós conseguimos rs No mais, nao adianta eu ficar falando o quanto essa experiência vai ser boa e o quanto vocês vao mudar e amadurecer com ela, porque afinal... Só entende quem vive... essa é a verdade... Então, vou escrever de algumas coisas práticas!!! Vamos lá!
Bom... Respondendo às perguntas que vi por aí, vou fazer tópicos!
Comida - A comida é diferente... Óbvio que nao é nem de perto o feijão da nossa mãe, mas tambem falar que é ruim nao é justo... Não tem realmente muito tempero, nem muito sal... Mas é de graça, é uma forma de salário indireto e é a realidade, entao reclamar é perda de tempo... Depois de 6 meses embarcado a gente começa a gastar um pouco fora, comendo alguma coisa de diferente...
Cabines - Primeiro depende do navio... No costa mágica é tudo novinho! Tudo clarinho...Tem dvd e o telefone voce consegue comprar um cartao que custa 10 dolares e ligar 40 minutos!! eu ligava sempre pra casa em dias de navegação! Foi otimo! Ja no Europa, o navio é bem mais antigo, entao as cabines sao assim... diferentes... Mas tinha sofazinho, coisa que nao tinha no magica, e era bem mais facil de conseguir, como exemplo, colocar um frigobar na sua cabine! hahaha No geral, elas são pequenas... O que voce tem como "casa" é só aquele espaço... Mas ela vai crescendo aos poucos conforme voce for se adaptando... São 2 pessoas por cabine existe cabinista para crew... Que arrumar a cama, limpam a cabine, trocam as toalhas...
Warning - Nossa forma de "punição"... Com 5 você é desembarcado... ou com 3 pelo mesmo motivo... Bom... se existem regras a serem cumpridas... cumpram! Simples assim rs Os principais motivos?? Atraso (se o seu chefe for caxias, te dá no primeiro atrasinho de nada... se vc pegar um chefe cabeça aberta, ele te pune de outras formas como te colocando mais vezes de port manning ou trabalhando em coisas que ninguem gosta d fazer...) e festas!!! Festas de cabine que fazem barulho e incomodam sempre uma unica pessoa que chama o segurança! hahahaha mas isso aí, é dificil evitar... ja imaginou um navio CHEIO de tripulantes brasileiros?? entao... rs
Port Manning - É uma espécie de plantão!! Em cada porto, duas pessoas de cada equipe (animação, bar, restaurante, lavanderia, etc) não podem sair do navio... Caso aconteça alguma "situação de emergencia" teremos uma equipe treinada a bordo.
Crew pass - É o nosso "cartão de credito" hahahaha A gente tem um limite de 100 euros (quando o navio ta na europa) ou 100 dolares (quando o navio ta no brasil) para gastar no crew bar ou nas lojas que os passageiros compram as coisas deles... mas como assim?? Eles nos dão esse dinheiro?? Claaaaaaro... que não! rs Vem no final do mes descontado no nosso salário!!
Crew Bar - É o nosso bar! onde podemos tomar um café, comprar cigarros, tomar uma cervejinha depois do trabalho... Chocolate... batatinha pringles! rs refri e água!! E tudo com um precinho SUPER bacana!!
Crew Beach - É a piscina para tripulantes!! No Mágica tm 2 jacuzzis!! ja no Europa tem só o espaço com espreguiçadeiras para pegar sol! Mas sem piscininha!
Academia - Não é a melhor do mundo, mas quem ta afim de malhar, consegue! Tem o som pra colocar o cd que vc gosta e mandar ver!! Tem esteiras, bicicletas, aparelho que malha tudo, colchonete... essas coisas!
Internet - No navio é cara! Não tem jeito! Mas as vezes é a melhor opção quando nao se está mt tempo sem dar noticias em casa!! Eu fiz uma vez um cruzeiro pelo mar nero... simplesmente IMPOSSIVEL de encontrar um internet point!! odessa, santorini, katakolon... rs Mas nós temos tambem uma internet gratuita!! Funciona assim: vc cadastra 1 e-mail e pode trocar e-mails com esse e-mail quantas vezes quiser e sem pagar nada! mas só com 1 pessoa!
Mandando dinheiro pra casa - Eu escutei mt baboseira antes de descobrir sozinha como é facil fazer isso!! Varias pessoas me disseram q era impossivel mandar dinheiro pra casa! MENTIRA! Eu usei sempre o Western Union... Uma emrpesa que mandar $$ pra todos os lugares do mundo!! Tem em savona, pertinho do porto! e em mais um mont de lugar tbm!! Gastava em media 15 euros para enviar 600 pra casa... É seguro, vc manda no nome de uma pessoa e eles te dao uma senha... em 24 horas a pessoa pode ir em qualquer agencia do Banco do Brasil e retirar o dinheiro com a senha que voce der pra ela e a carteira de identidade... Muito melhor do que ficar dando mole com o dinheiro na cabine!
Crew Party - Festinhas para a gente!!! Isso mesmo!!! Festa com música e bebida de graça!! hahahaha Existem festas que só tem musica e a bebida tem q comprar rs e festas onde a bebida é free!! Existem tbm outros eventos pra gente como rifa, bingo, karaoke... essas coisas...
Lavanderia - No costa mágica é uma beleza!!!! Tem uma lavanderia otima!! com maquinas de lavar, de secar, tanque, e tabuas e ferros de passar roupa!!! já no europa as q tinham ficavam dntro de banheiros que são usados pelas cabines q nao tem banheiro... entao a gente se sente meio que invadindo a privacidade das pessoas e acaba nao indo lá... e não tem ferro de passar roupa! mas na maioria dos navios tem uma lavanderia bonitinha como eu falei... e a gente tbm pode mandar nossos uniformes para lavar na lavanderia de passageiros, mas eu nunca usei isso pq tem data e hora pra levar e pra buscar e eu sempre esqueço, entao prefiro lavar eu mesma!
Staff mess e crew mess - são os restaurantes onde a gente come!!
Balançaaaaando - Uma das maiores mentiras é dizer que navio balança demais! rs Até balança... Mas vc se acostuma mt rápido!! É incrivel!! os passageiro reclamam q tao passando mal... vc pergunta pq... eles dizem q é pq o navio ta balançando... e vc fala: tá?? hahaha Isso nao vai ser problema pra vcs, sério!!
Trabalhando - Isso é fato... Se trabalha PRA CARAMBA! Antes de embarcar da pra pensar: é impossivel trabalhar 8 meses sem sábado, domingo ou feriado... Mas é possivel sim... e pela quantidade de pessoas que voltam pro segundo contrato, dá pra ver q nao é tao ruim assim... O importante é saber que voce ta indo trabalhar! Os passageiros estão de férias, você não! Se vc achar que está indo passear, vai se frustrar e nao vai ficar nem 2 meses lá! Agora, se você for de acordo com a realidade vai ver que trabalhar que nem um corno ganhando em euro é melhor que trabalhar que nem um corno ganhando em real... pq afinal, aqui no nosso país... ninguem ganha muito, trabalhando pouco... aliás... Se consegue trabalhar, né??
Do you speak english? Parli italiano? Hablas spañol? parle Français? não-sei-o-que Deutsch? - VAI APRENDER!! É dificil, mas quando você for ver, ta falando um pouco de tudo... Quando a agua bate no pescoço, a gente aprende rapidinho a nadar!! Não se desespere! Se dedique!! São muitas línguas em um mesmo navio, aprender a falar todas passa de "objetivo" para "consequencia".
Salário - varia... Mas nunca veja só o numero que cai na conta!! Voce nao paga pra comer, pra morar, agua, luz, gás... E vai aprender um monte de coisa e conhecer lugares maravilhosos... o nome disso é "salário indireto"... estamos praticamente ricos! rs
Adaptação - Ninguém disse que ía ser fácil né?? Quando eu cheguei, fiz tudo o que tinha que fazer... entreguei documentos, peguei a chave da cabine, comprei o uniforme e fui pra cabine... sentei na mala ainda feita... e chorei... Chorei mais do que um dia pensei que fosse capaz... Tenho até hoje uma folha de papel onde escrevi o que estava sentindo... a folha é toda marcada com os pingos das minhas lágrimas... Eu não queria ficar... não gostava do cheiro que eu sentia... um cheiro que nem existe... não queria ficar ali... Mas fiquei... A minha companheira de cabine sentou na minha frente e me falou: você tem que se divertir... Foi o conselho mais sábio que poderia receber! Subi até a ponta do navio e vi o Costa Mágica deixando o Rio de Janeiro... A minha vida começou alí! Deixando as lágrimas que eu deixo saírem dos meus olhos agora, quando escrevo e relembro disso, concluo... Só se aprende a viver em um navio em 3 meses mais ou menos... Só ali você aprende o que pode ou não fazer, como fazer, quando fazer... tudo... aprende a lidar com a saudade, com as brigas, com as dificuldades e a pressão psicológica... É o tempo que vai dizer se você é realmente bom a ponto de seguir ate o fim ou não...
O tempo que não passa - No navio, 1 dia dura 2!! Vc trabalha, come, tira a soneca depois do almoço, trabalha de novo, sai, e qd vai ver leva um susto!! "AINDA É HOJE????" Quando ta na europa e com o contrato na metade piora... rs... 1 dia dura 3!!! E 10 dias antes de desembarcar vc come ate o pé da cama de tanta ansiedade!!! É pq vc vive TANTA coisa... que parece q o tempo nao respeita a velocidade normal dele... TUDO acontece o tempo todo... Acho que é por isso que a gente cresce tanto embarcado... a gente vive em 8 meses o que levou a vida inteira pra viver metade! rs
O que levar? - Não adianta eu dizer... Voce certamente vai errar!! hahaha vai levar bem mais do q cabe no armario, vai sofrer carregando as malas... vai sentir falta justamente da calça q vc deixou em casa... É normal... mas é q nem criança, que pra aprender que tomada dá choque tem q enfiar o dedo nela... Eu nao vou privar voces de aprenderem com os proprios erros... ate pq cresci mt tbm assim...
Detalhes que fazem a diferença - Mas... em todo o caso, dicas pequenas posso dar... detalhes... como 2 relógios de parede... 1 pra vc ter a hora do brasil e outra a hora do lugar onde vc estiver... é uma delicia entrar na cabine as 2 hs da manha, olhar no seu relogio brasileiro, ver que ainda são 9 horas da noite, fechar os olhos e lembrar que deve estar começando a novela que a sua mãe nao perde por nada nesse mundo... e outras coisas que façma a cabine parecer a sua casa mesmo!! afinal, vc vai morar ali!! eu troquei a cortina do box, colokei uma toda colorida!! enfeites na parede, fotos cobrindo toda a parede da cama... minha bandeira verde e amarela revelando a mim mesma que nao tem povo mais patriota que o nosso!! vc NUNCA vai encontrar uma cabine de uma italiana toda verde, branca e vermelha e nem a de um frances toda azul, vermelha e branca... mas o verde e o amarelo predomina SEMPRE!! Somos terceiro mundo, mas somos os melhores mesmo... nao tem jeito rs!!
A saudade - Quando eu estava prestes a embarcar, MUITAS pessoas ficavam me enxendo com a pergunta: "mas vc nao vai sentir saudade?" E eu, que nunca me desgrudei da minha mãe respondia: "Eu vou morrer de chorar... Mas vou chorar na grécia" E foi exatamente o que eu fiz!! Não tem gente... a saudade dói!! E dói mt mais pra quem fica!! Voce, bem ou mal, ta vivendo o que pode ser a melhor experiencia da sua vida (como foi da minha), é tudo novo... a ausencia da familia vem junto com um moooooonte de coisa... sabe quando eu chorava mais? Quando imaginava a minha casa vazia sem mim... Quando pensava nos meus pais passando pela porta do meu quarto com a luz apagada... Pra eles foi muito pior que pra mim... Mas é uma mistura de sentimentos incrível!!! Porque no meu caso, eu me tornei motivo de orgulho! Todas as mensagens de: "estou morrendo de saudade" vinham com um "você é o meu maior orgulho", "voce é uma vencedora"... Eu sempre disse que é tudo tao estranho que "a unica coisa que me faria voltar pra casa é justamente a que me faz ficar ate o final"... a minha familia... Eu largaria tudo por eles... e foi por nao querer decepcioná-los que eu não voltei quando senti vontade de voltar!O amor cresce- É verdade!! Voce vai se sentir bem mais amado depois que embarcar!! As pessoas que nao diziam "te amo" vao dizer... eu por exemplo tenho 2 irmãs... óbvio que elas me amam muito e eu tbm... mas a gente nunca teve a necessidade de zier "eu te amo" assim de cara... e eu nao sei contar quantos "eu te amo" escutei delas desde que embarquei... O melhor de partir é voltar! E saber que te amam ainda mais! é uma delicia!
Os amigos e amores em alto mar - As relações em um navio sao completamente diferentes!! São muito mais intensas!! Voce fica com um cara 1 semana e ele sabe mais de você do que todos os namorados que voce ja teve, e voce sente uma "necessidade" dele como se amasse mesmo!! E voce ama!! Voces vivem experiencias juntos... Passeiam de maos dadas na grecia! Vivem uma vida em 2 meses! E isso acontece com os amigos tbm!! eles sabem seus segredos, seus pontos fracos... Conhecem todos seus amigos pelas fotos e se tornam peca-chave da sua vida a bordo! E sao amigos por quem voce faria qualquer coisa, exatamente igual aquela sua amiga de infancia que vc conhece ha 15 anos... estranho ne??? Mas é assim!! rs Óbvio, se vc é mulher, como eu... tem que abrir o olho... aquela história de um amor em cada porto é verdadeira em 90% dos casos! rs
É um tititi - É bom saber de cara! Todo mundo sabe de tudo o tempo todo no navio! Não tem como ficar em segredo com alguém! eles vão descobrir!! O D.I.V.A (Departamente de Informação da Vida Alheia) funciona que é uma beleza!! hahaha Que nem uma cidadezinha do interior! hahahaha A vantagem é que rapidinho voce aprende a ligar aquela seta, sabe?? É ótimo!! Afinal, quem realmente é importante pra você está beeeeeeeeeem longe dessas conversas rscontinua...

Uma pausa na vida real - Outra coisa que costumo dizer é que a vida embarcada é uma pausa da vida real! Nossa vida real ta do lado de fora do navio... Nosso bairro, nossos vizinhos, nossa casa... Amigos, familia, lugares... O navio é uma pausa... onde vc vive tudo.. vive ao máximo! Acorda cada dia em um lugar diferente! dorme na ucrania, acorda na grecia... Mora com uma pessoa... depois ela desembarca e vc dá tchau e nunca mais ve... aí embarca outra pessoa e tudo bem... você se acostuma com ela... e nem se lembra da outra... E quando tudo acaba... depois de 8 meses você volta pra casa... que ainda tem o cheiro bom de casa sua... come o feijão que a sua mãe ainda faz... retoma a sua rotina como se nada tivesse acontecido... Ninguém esqueceu de você... nem substituiu você... é tudo exatamente igual... Exceto você... que está completamente diferente...
O que eu sou - Eu não sou mais o que eu era... não penso mais como pensava... Não fuxico mais vida dos outros no orkut rs Não tiro mais foto pensando no fotolog... Não vou mais pra nights e nem fico dias no msn... Eu me importo com coisas importantes... Eu sou maior do que eu era... Sou melhor do que eu era... Tenho orgulho de mim... Do que conquistei e vivi... Estou de bem com a vida e com o mundo! é bom DEMAIS isso! voces nao fazem ideia!! E sabe o que é melhor?? Dar realmente um motivo para morrerem de inveja de você! Aquelas pessoas que sempre puxaram seu tapete, mesmo você nao tendo nada assim tão especial?? Então, agora você tem!! Você conhece o mundo, trabalha num navio, ganha em euro! ótimo, podem fuxicar meu orkut a vontade porque agora vcs tem realmente o que ler! =)

Europeu não gosta de brasileiro - MENTIRA!!!!!!!!!!!!!!!! A mentira mais deslavada do mundo!!! Pode se preparar!! Eles babam pela gente!! Ninguém sorri como a gente... Ninguém dança como a gente... Eles amam isso!! Eu sempre escutava: Brasileira?? Ah entao você é TOP! hahahahaha Claro que tem uns metidos-á-besta mas enfim... dentro do próprio Brasil a gente pode experimentar esse tipo de discriminação, então não é vantagem rs
Gente que reclama demais - É um saco!!! Não escutem reclamaçoes sobre a vida a bordo! cada um vai ter a sua propria experiencia!! Eu estou escrevendo algumas coisas que EU vivi... as vezes, vai ser completamente diferente pra você!!! Às vezes, exatamente igual... Você tem que ir de coração aberto pra essa experiência! vestir a camisa MESMO! A Costa é uma empresa maravilhosa, e vai ser muito importante pra você!! E não reclame!! Pense sempre no quanto você caminhou para estar lá ali! Os problemas ficam pequenos quando os objetivos sao maiores!
Os incompreendidos - Ninguém que nunca passou por isso vai entender a dimensão disso tudo... Convido a lerem esse tópico quando voltarem e vão sentir ainda mais emoção! Essa é uma das partes mais bonitas... Embora a lagarta saiba como é ser uma borboleta, ela NUNCA saberá como é voar antes de ganhar as suas asas... É isso nos liga ainda mais... Quando olharem uns pros outros, vão saber exatamente que sentimos igual e que esse é um "segredo" nosso... Algo que nos torna diferente dos outros... As asas que ganhamos...

E pra terminar - Nunca se esqueçam: "Estamos todos no mesmo barco!" Literalmente... o que isso significa?? Bom... Como duas pilastras... Uma tomba pra direita... Mas a outra tomba pra esquerda... Então elas se escoram no meio do caminho e nenhuma das duas vai pro chão. É engraçado essa cumplicidade... Vou deixar a emoção tomar conta de mim mais uma vez pra contar a maior emoção que eu ja senti...
Dia 02/03/2008 - Ultima parada do Magica no Rio de Janeiro... Até entao, via meus pais todos os domingos quando o navio estava lá!! E o navio estava partindo e me levando para muito longe... Eu só ia voltar em 5 meses... Só nesse dia me senti indo embora... Aí a cena era a seguinte: todos os meus amigos de trabalho na ponta do navio... bem ali como seria o titanic! meus pais ficaram no porto... ficaram ali até perderem o navio de vista... Ja estava escurecendo e tinham só os dois ali... Não tinha mais ou pai nem a mãe de ninguem... só os meus... Meu pai assoviava um assovio que só ele faz... desde que sou criança... é dele... quando ele esperava a gente descer pra portaria, fazia o assovio... quando eu tava perdida na praia ele assoviava e eu o encontrava... e ele assoviou ali... e os tripulantes que estavam la na ponta do navio imitaram o assovio dele... "fi-fu-fiiiiiiu"... Eu via dois pontinhos destacados... e estava no celular com a minha mae... aí eu dei tchau, mas ela nao conseguiu me ver... eu queria q ela me visse, mas o navio tava longe demais... e eu chorava tanto... e aí a parte da cumplicidade... A Popó, menina que dividia cabine comigo, parou do meu lado... tirou a blusa dela.... subiu na grade e rodou a camisa no alto! outros amigos se penduraram com a gente e ficamos todos juntos... fazendo "volume"... um volume pequeno pra imensidão do navio... mas eles viram... Conseguiram saber exatamente aonde eu tava... E ficaram ali acenando pra mim ate perderem o Grande Gigante de vista...
Eu ainda fiquei mais tempo lá... com o vento batendo no meu rosto... vendo todas as praias do meu TÃO amado Rio de Janeiro até a hora que o navio entrou em alto mar... Voltei pra cabine com o corpo leve de tantas lagrimas que deixei lá fora... Em 6 dias eu estaria pela primeira vez na vida na europa... Era só uma das TANTAS "primeiras-vezes" que vivi ali... E de tantos sonhos que eu realizei desde então...
É isso... Tentei fazer um resumo de coisas importante, mas sei que acabei falando demais de mim né??? Peço desculpa se escrevi demais e pelos erros de portugues que fatalmente cometi, porque quando a inspiração bate, tenho que escrever rapido demais pra nao perder o pique e acabo errando uma coisa ou outra...Bom, de qualquer forma: BEM VINDOS AO CLUBE!!!! Estou a disposição ok? Se eu puder ajudar, com certeza ajudarei!Sou da equipe de Animação para adultos e embarco dia 12/10 no meu AMADO Costa Mágica! Quem sabe a gente nao se ve la??
Beijoooooooos
Rafaela Maldonado
22 anos
Animadora do Costa Magica
Data de embarque: 12 de outubro de 2008

30 comentários:

  1. Fantástica a história da Rafaela !

    ResponderExcluir
  2. Era tudo o que eu sempre quis saber !! Adorei sua experiencia !! Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Rafaella, embarquei em Dezembro de 2010 no Costa Mágica como turista na tentativa de entender um pouco sobre o que seria a vida a bordo. A idéia de trabalhar em um cruzeiro estava me interessando. Achei legal e tudo mas depois que li seu depoimento, tive certeza que jamais aguantaria o contrato até o final. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Rafaela,
    Muito obrigado.
    Uma verdadeira narrativa que ajuda-nos a sentir a vida em um cruzeiro.
    Pense desde já em escrever um livro de sua experiência. Vai ser sucesso!!
    Ou quem sabe, poderemos combinar de escrever juntos, assim que eu entrar nesta vida.
    Estou em momento de mudança total. Um novo ciclo de vida.
    Com 42 anos, estou no final de um processo de aproximados 2 anos de revisão de minha vida e definição do que quero para meus próximos 42 anos.
    Sou ex-professor universitário e ex-empresário.
    Estou me descobrindo poeta, compositor, músico, cantor, escritor e uma vontade tremenda de servir, amar e aprender.
    Se não como músico, me disponho a trabalhar até de camareira. Rsrsrsrsrsrs.
    Trabalhar em cruzeiros será a realização de sonhos: conhecer vários lugares, várias culturas e aperfeiçoar e aprender várias línguas: francês, espanhol, italiano, inglês e o que vier.
    Fiquei ávido por vivenciar as experiências que você vivenciou. As 12 a 14 horas de trabalho sério fazem desacelerar o tempo ao aumentar a intensidade das coisas, certo?
    Mais uma vez muito obrigado pela tua narrativa.
    Tua narrativa me surge no momento em que estou buscando os caminhos para entrar nesta vida.
    Estou em Blumenau. Meu próximo passo é, além de continuar a pesquisar e me informar na internet, entrar em contato com um profissional que já trabalhou em cruzeiros e que hoje reside em Floripa selecionando profissional para trabalharem. Foi uma recomendação de um amigo que trabalhou muitos anos em cruzeiros internacionais e que agora esta em terra, aqui mesmo em Blumenau, trabalhando no melhor lugar da cidade.
    Torça por mim.
    E se você conseguir me dar alguma recomendação, agradeço: murilo.cruzeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Simplismente LINDO!
    Espero poder contar as minhas experiência muito em breve.
    Abraços.
    Jacqueline Martins

    ResponderExcluir
  6. Simplismente perfeito Rafaela... se puder me adc no msn queria muito poder conversar com vc..
    praieirinhuu22@hotmail.com.. futuro tripulante IBERO Cruzeiros!

    ResponderExcluir
  7. Rafaela, não pensei q ao ler seu depoimento fosse me emocionar tanto. Vc é uma inspiração pra mim q deixarei aki meus pais e meus filhos, mas sei q tudo será por eles e pra eles. Grata pelas dica e informações muito úteis e espero um dia tb deixar aki um pouco das minhas experiências.

    Um beijão

    Leoneide Mergulhão

    ResponderExcluir
  8. Linda história, que só reforçou ainda mais a minha vontade de trabalhar a bordo.

    ResponderExcluir
  9. RAFAELA sou mãe de tripulante da costa e gostaria tb que me adicionasse no msn pra gente conversar...tenho dúvidas que gostaria que me tirasse, embora já tenha tirado muitas, lendo seu depoimento.
    Adorei o que vc escreveu!
    Meu msn é liaviegas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafaela, adorei seu depoimento!!! Meu filho foi selecionado para trabalhar no Costa! Irá fazer o curso em Santos agora em novembro. Sua experiência foi muito reveladora e muito humana!!! Ele está selecionado para HK STEWARD, que acredito seja cleaner. Vc teria algo a comentar sobre a rotina dessa posição? Será a primeira viagem dele e como vc bem sabe...ele está ansioso e um pouco temeroso. Um grande abraço e obrigada.
    Esther Sanchez

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafaela, muito legal teu depoimento, profundo, verdaddeiro! (acho) Mais para frente também penso em trabalhar a bordo de navio, foi ótima tuas informações. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Estou com entrevista marcada pra trabalhar em cruzeiros... nao sei ainda qual cia vou trabalhar... mas to numa ansiedade só.. quero mt q de certo... seu depoimento foi lindo.. ja senti saudades da minha mae.. mesmo ela sentada na sala e eu no meu quarto..me fez chorar ... kk é um sonho trablhar em cruzeiro... eu sei das dificuldades... porém.. como vc disse.. ninguém falou que seria facil.. e td é aprendizado... Que Deus me ajude a passar nas entrevistas...e quem sabe nao nos encontramos por ai!! =***

    ResponderExcluir
  13. Nossa que incrivel história Rafaela. Concerteza você é o orgulho de sua familia!
    Esse ano tenho uma entrevista com a Royal Caribbean, estou mt ansiosa, cheia de dúvidas e medos, com esse seu depoimento pude tirar algumas duvidas.. Vou deixar pais, amigos e namorado e um trabalho de assistente de exportação maritima para seguir uma vida que eu sempre quis pra mim, adoro turismo, adoro viajar é uma paixão de infancia, claro que estou ciente que não estou indo a passeio e tenho certeza de que será a maior experiencia assim como esta sendo pra você!
    Acredito que quando somos determinados chegamos aonde nem imaginamos que chegariamos, o importante é ter garra e saber encarar todos os obstaculos que a vida nos propoe, na verdade nao encaro como obstaculos e sim como lições de vida!
    BOA SORTE E MUITO SUCESSO RAFAELA!

    ResponderExcluir
  14. amei esse post e estou chorando sem mesmo ter partindo ainda....estou fazendo as entrevistas e já estou meio que me despedindo das pessoas para o meu crescimento, uma nova pessoa que sei que voltarei..beijos

    ResponderExcluir
  15. óla rafaella adorei seu diario de bordo vou fazer minha segunda entrevista di 20 de maio
    espero que de certo vale pelas experiencia

    ResponderExcluir
  16. RAFAELLA.. MUITO OBRIGADO PELAS DICAS EXCELENTES.. NA VERDADE QUEM TE ESCREVE É UM PAI JA MORRENDO DE SAUDADE DEU UM FILHO QUE VAI EMBARCAR EM JULHO (2011) MAS O SEU DEPOIMENTO ME FEZ CHORAR MUITAS VEZES.. ACREDITO QUE VAI SER MUITO BOM PARA O CRESCIMENTO DO MEU AMADO FILHO TALLES.
    BOA SORTE E QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.
    Quem sabe , as proximas esperiencias é o meu filho que vai contar?.... bj e fika com Deus.

    ResponderExcluir
  17. Rafaela:
    Suas lágrimas foram minhas lendo sua história. Não couberam dentro do meu peito e escorreram pelos olhos molhado o teclado todo! rsss
    Tenho um filho chamado Rafael e choreeei como louca me vendo no lugar dos seus pais até o gigante sumir no marzão... Meu Rafa está querendo entrar nesta vida. Já passou na 1ª entrevista. Vamos ver! Seja o que Deus quiser.
    Ele passou 3 anos na Austrália. Trabalhando (muito) e estudando.
    Achei sua história linda! Obrigada por vc dividir isso com todos nós, não tem ideia do qto importante é...
    Vc só não contou se continua ou parou...
    Te desejo toda sorte do mundo!
    Parabéns pela sua coragem!!!
    Um beijo da tia Drika.

    ResponderExcluir
  18. Rafaela, fiquei emcoionada, apesar de seu post ser "antigo" foi muito esclarecedor pois só tenho visto coisas negativas sobre o trabalho na navio, mas vc foi realista e mostrou pra gente a realidade sem perder a ternura.

    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  19. Rafaela, amei seu depoimento... sem palavras! :)
    Gostaria, se você pudesse, esclarecer as tarefas de um animador para adultos.
    Parabéns pela sua inigualável experiência! ;)

    ResponderExcluir
  20. Rafaela parabéns pela história, acho que vc deve transformar em livro... eu estava com muito medo de embarcar, e lendo seu depoimento fiquei mais segura...
    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  21. Ola Rafaela... estou prestes a embarcar e estou vivendo este turbilhões de emoções e dúvidas sobre a vida de tripulante, eu li várias depoimentos e nenhum estava tão completo quanto ao seu, esta de parábens pois pelo que percebi sanou não só as minhas dúvidas como de muitas pessoas, consegui viajar na sua história e nao pude deixar de sentir uma emoção indescritivel dentro de mim... agora a pergunta que não quer se calar, vc terminou sua história e não disse se continua embarcando ou não, desejo toda a sorte do mundo pra vc, pois demonstra ser uma pessoa muito iluminada, abraços
    Marlei - Curitiba

    ResponderExcluir
  22. Olá Rafaela!! Estou tentando embarcar pela primeira vez e entre as cias que estou tentando, está a Costa...Estou exatamente como vc decreveu, num turbilhão de emoções, dúvidas e ansiedade...Por incrível q pareça acordei hj com vontade de procurar alguma referência da Costa pra tentar aliviar a dúvida...E encontro seu depoimento!! Nossa amei suas palavras, chorei muitoooo!! kkkkkk Me sinto exatamente como a borboleta que precisa ganhar asas para aprender a voar!! Muito obrigada!! Espero que a minha experiência seja tão boa quanto a sua, independente da cia que eu embarcar...Ah! E claro, também quero amadurecer assim!! Bjokas!
    Me add no msn por favor: little.ro@gmail.com
    Rosângela - Maceió/AL

    ResponderExcluir
  23. Nossaa.....amei....este depoimento me encorajou....me deixou mais determinada...Parabéns.....

    ResponderExcluir
  24. Rafaela, MEU DEUS, que historia mais emocionante! As lagrimas escorrem diante dos meus olhos! Tive a oportunidade de fazer uma viagem de cruzeiro, como passageira, sei que é completamente diferente, mas deu para tirar varias duvidas, fiz amizade com muitas pessoas, com tripulantes, ainda sou joven tenho 16 anos,e as duvidas de que faculdade fazer surgem sempre, e eu ainda não sei, mas uma coisa eu tenho certeza, quero trabalhar com viagens, isso é realmente o que eu gosto, trabalhar com as pessoas, conhecer culturas, linguas, eu AMO isso! Esse seu depoimento faz tempo, eu queria saber de agora, onde você está, rsrsrs, como continuou a historia! Eu tenho tantas duvidas ainda, e acho que você poderia me esclarecer varias delas, será que poderia me adcionar no msn? ou me mandar um email para podemos conversar, bia-_s2@hotmail.com
    PAABENS pela sua historia, simplesmente LINDA! você foi uma guerreira

    ResponderExcluir
  25. Estou prestes a fazer uma entrevista mas estava insegura se ia ou não. Depois de ler seu depoimento, tive a certeza de que quero muito ir, dificuldades todos tem mas o cruzeiro nos daria uma oportunidade e uma experiência de vida ÚNICA!! Que dê tudo certo na minha entrevista se Deus quiser. PArabéns Rafaela!!!

    ResponderExcluir
  26. OLA RAFAELA,,,,,,,,, AMEI SEU DEPOIMENTO SE TODOS QUE EMBARCAM PUDESSEM DAR UM DEPOIMENTO ASSIM TÃO VERDADEIRO SERIA OTIMO.SERA QUE PODERIA ME AJUDAR ESTOU SELECIONADA PARA HAIDRESSER.VC TERIA ALGO PARA ME CONTAR SOBRE ESSA ROTINA? UM GRANDE ABRAÇO. CONTINUE ASSIM ,,,,,CORAJOSA,,,,,SENSIVEL,,,,,,,E FELIZ.

    ResponderExcluir
  27. Olá Rafaela, adorei o depoimento... penso em dar outro rumo para minha vida estou pesquisando e lendo muito sobre historiasde tripulantes !! A sua me inpressionou e meu deu coragem para embarcar nessa vida!!!!! BOA SORTE

    ResponderExcluir
  28. vc nâo disse o salário( números$)

    ResponderExcluir
  29. Vc é uma abençoada de Deus, por tao belas palavras...Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Muito lindo Menina!! Parabéns pela narrativa, embarco agora dia 17 de Julho no Navio Costa Deliziosa e ler isso aqui me deu um ' up ' incrível!! Vou com tudo e esperarei tudo também!! Fiz um blog ( e comento dele ) como tudo começou pra mim e de como foi o meu processo de embarque!! Breve, breve estarei relatando o meu ponto de vista de tudo que viverei e de lugares que eu irei!! Um beijo para todos vocês!!

    ResponderExcluir